A Caixa Cultural São Paulo apresenta a exposição Pequenas Utopias: Revistas de Artistas no Brasil, até o dia 31 de março. Com curadoria de Amir Brito Cadôr, a mostra revela uma centena de revistas de artista editadas entre 1960 e 2021, de forma independente e em diferentes formatos, como artes gráficas, arte-postal, arte sonora, zines, entre outras.
A edição de revistas, jornais e outras publicações seriais por artistas, a partir dos anos 1960 constitui uma forma de atuação artística que sempre buscou aproximar as obras de um público mais amplo, possibilitando novos circuitos de produção e consumo. Produzida a partir de diferentes linguagens, a revista de artista surge num momento histórico em que os artistas reivindicavam o papel de mediadores de suas obras com o público, lugar antes ocupado por críticos, curadores e professores de arte.
As obras foram distribuídas em nove núcleos temáticos, mapeados conforme as práticas artísticas veiculadas nas últimas décadas: arte postal, arte sonora, escritos de artista, ensaios gráficos, exposição portátil, poesia visual, revista-montagem, revistas de uma página e zines.
Ao visitar a exposição Pequenas Utopias: Revistas de Artista no Brasil, o público terá a oportunidade de explorar um universo de revistas alternativas que não imaginava existir, já que muitas das publicações são pouco conhecidas fora do círculo especializado.
Pequenas Utopias: Revistas de Artista no Brasil
Local: Caixa Cultural | Praça da Sé, 111 - Centro, SP
Data: até 31 de março de 2024
Horário de funcionamento: terça e sábado, das 10h às 18h | domingo 9h às 17h
Entrada franca
Comentarios